sábado, 6 de junho de 2009

Bailarinos se reúnem no 1º Festival Nacional de Dança de Aracaju

Neste fim de semana, o Teatro Tobias Barreto sedia o 1º Festival Nacional de Dança de Aracaju. A oportunidade de grupos de dança mostrarem seus trabalhos e seus potenciais. Ainda, de quebra, adquirirem um aprimoramento técnico.

O Festival funciona com mostras e competições coreográficas, além de oficinas, todos nas modalidades de balé clássico, dança contemporânea e jazz. As oficinas já estão ocorrendo desde o dia 4 deste mês, ministradas pelos conceituados Júnior Oliveira (que faz parte da produção do evento) e Matias Santiago, ambos de Salvador-BA. E, no transcorrer destas, é montada uma coreografia clássica, outra contemporânea, como também um jazz, com as alunas participantes.

No domingo, a partir das 15h, o palco do TTB apresentará o resultado do festival. Primeiramente, haverá a participação de uma bailarina convidada (Fernanda Hurbath), dando início ao concurso coreográfico de solos de bailarinos(as) e de grupos de dança. Na sequência, acontecerá a mostra do que foi trabalhado nas oficinas para, em seguida, serem entregues os prêmios aos três primeiros colocados, em cada categoria da competição.

O evento é indubitavelmente o primeiro. Nunca antes, na história da dança em Sergipe houve semelhante com competições. À frente da produção, a também bailarina Klely Perelo admite que, desde sua vinda à Aracaju, em 2007, planejava, juntamente ao amigo e colega Júnior Oliveira, organizar apenas oficinas de dança. Porém, “a coisa foi aumentando para uma mostra, depois para um concurso até que no início deste ano resolvemos passar de oficina a festival”, brinca Klely, que em julho de 2008, ingressou como substituta no corpo docente da Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS), citando esse ser um ponto que facilitou a concretização do seu projeto.
Veja aqui um breve currículo dos produtores, professores e bailarina convidada: