Devoção, fé, crendice popular e muita religiosidade. Esses são alguns dos aspectos que podem ser percebidos nas imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Alejandro Zambrana. Natural de São Paulo hoje mora e trabalha em Aracaju e abre sua primeira exposição individual na cidade. Intitulada ‘Romeiros de Fé’ a exposição encartada pela Sociedade Semear foi aberta ao público nesta terça-feira, 26, e continua em cartaz na Galeria Janner Augusto, espaço cultural da Sociedade, até o dia 16 de junho.
A ideia de fazer um ensaio sobre a romaria ao padre Cícero Romão Batista emJuazeiro do Norte no Ceará surgiu como projeto de conclusão de curso do fotografo. “Eu já fotografa e também trabalhava com fotografia e sempre tive curiosidade em conhecer de perto essa manifestação da religiosidade popular”, diz o fotógrafo Zambrana, afirmando que aliado a esse desejo havia a necessidade de fazer o trabalho de conclusão do curso de Radio e Tv, resultando numa oportunidade ímpar de conciliar os dois projetos.
O projeto do ensaio foi contemplado no edital BNB Cultural 2008 Artes Visuais e fomentou o trabalho e resultou nessa exposição, que conta com o apoio do Banco do Nordeste. Composta por 30 fotografias em cromo que exploram a movimentação dos romeiros em peregrinação ao padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte, a exposição surpreendeu os visitantes que foram conferir.
“São realmente belas as fotografias do Zambrana. Ele conseguiu registrar momentos cotidianos conferindo a eles uma estética artística”, comenta o estudante Eduardo Lordelo, ao deparar-se pela primeira vez com o trabalho de Zambrana. Após conferir os trabalhos expostos a psicóloga Roberta Malta disse ter ficado impressionada com a qualidade das fotografias. “Algumas dessas imagens se olhadas a distancia dão a impressão de serem pinturas feitas à mão. Isso mostrar a capacidade técnica do fotografo e a sua habilidade enquanto artística”, salientou Roberta.
Instante maior da devoção dos católicos ao padre Cícero, a romaria representa também uma manifestação da cultura popular do nordeste brasileiro. Atraindo milhões de pessoas todos os anos que vão pedir bênçãos e pagar promessas ao ‘santo’, além de conhecerem a cidade, a romaria fascinou o fotografo Zambrana. “O que mais me impressionou nesse trabalho foi a fé do povo”, diz Alejandro, ao falar das três viagens que fez a Juazeiro para conhecer e fotografar o lugar e as pessoas que se dirigem até lá para depositarem sua fé.
Próxima exposição
Embora a data ainda não esteja marcada, Zambrana revela que outro projeto elaborado por ele foi contemplado no Edital BNB Cultural 2009, que aborda a manifestação dos Lambe-Sujos Caboclinhos em Laranjeiras, cidade histórica à 20 km de Aracaju. “Uma parte desse trabalho dos Lambe-Sujos eu já expus no Rio de Janeiro. Agora vou dar continuidade ao projeto e em 2010 haverá outra exposição como resultado do Edital”, explica ele.
Para conhecer mais um pouco o trabalho desse artista acesse o link de sua página na internet onde ele compartilha em álbuns algumas de suas fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário